4 Dias na Região dos Lagos RJ

Verão, começo de dezembro, quase fim do ano, mas ainda fora da altíssima temporada… essa é a época que consideramos perfeita para dar umas boas voltas por aí! Neste post vamos falar do finalzinho das nossas férias: 4 dias na LINDA região dos lagos, no Rio de Janeiro, logo após nossa descida da serra fluminense (igualmente maravilhosa).

Primeira parada: Búzios

A cidade, que era apenas uma vila de pescadores na década de 60, até ficar conhecida após a visita da atriz francesa Brigitte Bardot, se tornou a península mais famosa do estado do Rio de Janeiro, e está localizada na Região dos Lagos, possuindo diversas praias lindíssimas, com excelentes restaurantes, boa estrutura de pousadas, casas de praias e hotéis. A night tem espaços para todos os gostos, com barzinhos bem calmos até baladas agitadas.  Vamos ao nosso roteiro!

Dia 1

Chegamos em Búzios aproximadamente às 15 hs. Antecipadamente fiz a reserva da acomodação pelo site airbnb e optei por maior conforto por estar com as gêmeas (primeira ida delas à praia), então decidi reservar um local mais amplo, com estrutura de cozinha, lavanderia e churrasqueira, mas infelizmente o apartamento não ficava na beira da praia rsrsrs, era localizado no bairro Bosque, a 2 km da Praia de Geribá (confira aqui anúncio do apartamento).

Ganhe R$ 130 de desconto na sua 1ª reserva no Airbnb.

Descansamos um pouco e no final da tarde fomos passear. Nossa primeira escolha foi a Praia da Ferradura e achamos ótima! Tem estacionamento privado pertinho (R$ 10) e o lugar estava bem tranquilo (mas já li relatos que na alta temporada chega a ter disputa de espaço entre banhistas e barraquinhas de vendedores).

Praia da Ferradura

A água estava meio gelada, mas como não me importo com isso é claro que aproveitei para tomar um bom banho de mar! Já as bebês, para nossa surpresa, estranharam bastante… foi a primeira ida delas à praia e a Cecília não quis nem pisar na areia, já a Catarina, depois de algum tempo, foi se soltando um pouco mais.

Depois da praia passamos no mercado para comprar algo e fazer o jantar no apartamento, nosso intensão era passear na Rua das Pedras, mas o cansaço de 1 semana de viagem na serra estava pegando. ?

Dia 2

Acordamos cedo, tomamos café e fomos para a Rua das Pedras, chegando lá estacionamos um pouco longe (para não pagar estacionamento). A programação era contratar um dos passeios de escuna, que saem do Píer Porto Veleiro diariamente.

Eu já havia pesquisado que se comprasse o passeio antecipado (no site hurb), mas como não sabia como estaria o tempo, decidi contratar o passeio na hora, que teve o valor de R$ 60 por pessoa e nem “chorando” nos deram desconto (se tivéssemos comprado pela internet teríamos economizado mas quando se tem bebês nem sempre dá para programar tudo antes).

Existem diversas empresas que operam os passeios de barco e nossa opção foi a Bardot Brazil. A equipe foi bem atenciosa, inclusive nos levou de carro da praça até o píer onde saem os barcos. No passeio servem como cortesia refrigerante e água, há venda de cervejas, drinks e espetinho (valor é meio salgadinho ?), mas nós levamos um lanchinho na mochila para economizar uns trocados.

Passeio de Escuna

O passeio tem duração aproximada de 3 horas, passando por diversas praias famosas da península, como: Azeda, Azedinha, João Fernandes, João Fernandinho, Ossos, Tartaruga e Ilha do Caboclo, Branca e Ilha Feia. No trajeto foram realizadas 3 paradas para banho, e essa parte é um pouco frustrante para quem não sabe nadar (como a SARA, por exemplo), pois os coletes salva-vidas são apenas para emergências, já eu aproveitei o máximo essas paradas, principalmente na praia da Tartaruga, onde a embarcação fica parada perto de um recife de corais.

No passeio havia uma fotógrafa tirando diversas fotos, no final ela entregou um cartão para quem quisesse comprar as fotografias no formato digital. Outro detalhe legal é que em cada ponto onde passávamos, o marinheiro contava um pouco da história sobre aquele lugar.

No geral recomendo fazer um desses passeios de barco caso você não tenha tempo disponível para percorrer todas as praias, porque, pelo preço, vale a pena.

Continuando nosso dia em Búzios, voltamos ao apartamento para almoçar, e no final da tarde fomos ver o pôr do sol no Porto da Barra na Praia de Manguinhos. Estava meio nublado e ventando bastante, o que atrapalhou bastante nossa experiência L, paramos um pouquinho no bar chamado Anexo Praia, que é um lugar bem legal com sofás confortáveis em cima da areia, acredito que se o tempo tivesse colaborado teríamos aproveitado bastante.

À noite estávamos exaustos (de novo rs) e, como estava chovendo, decidimos fazer o jantar no apartamento. Foi nossa última noite na cidade e, infelizmente, não deu para curtir uma noitada (o que era nosso plano), com bebês isso é quase impossível.

PS.: Búzios é uma cidade bem cara para se fazer turismo, mas com planejamento dá para se divertir com economia!

No dia seguinte…

Cabo Frio

Praia da Concha

O município, apesar de não ser grande, tem a maior estrutura da região dos lagos, com localização privilegiada por estar entre Búzios e Arraial do Cabo, é conhecido por suas praias de areias brancas e finas, com águas azuis turquesa, além disso Cabo Frio tem um valor histórico arquitetônico enorme, por ser uma das cidades mais antigas do Brasil.

Dia 3

Antes de partir, tomamos um bom café da manhã em Búzios, aproveitamos para organizar as coisas no apartamento e ao meio dia saímos com destino a Cabo Frio. A viagem é curta, em dias tranquilos dá para percorrer o trajeto em menos de 1 hora (já nas altas temporadas existe muiiiito trânsito). Fizemos a reserva pelo airbnb de um apartamento no Boulevard Canal, no bairro de Passagem, que é uma região de bares e restaurantes próximos ao principal canal da cidade. O apartamento ficava há cerca de 600 metros da Praia do Forte.

Como o check-in estava marcado para as 15 hs, decidimos ir direto ao Shopping Park Lagos para almoçar e passar o tempo. Almoçamos e como as bebês estavam muito agitadas, decidi enviar mensagem para a proprietária do apê e perguntar se poderíamos chegar antes, prontamente fui respondido e ela autorizou a entrada antecipada  (confira aqui anúncio do apartamento).

Praia do Forte – Cabo Frio

Nesse dia eu não estava me sentindo bem (acho que foi alguma virose), ainda assim no final da tarde fomos dar uma volta na praia do Forte, e estava ventando muito, sem sol e com a temperatura baixa (uns 25 graus), a água estava bem gelada, então só apreciamos a vista.

Voltamos para o apê para descansar e curtir bem o dia seguinte.

Dia 4 – Arraial do Cabo

Pela manhã tomamos café, preparamos uns lanchinhos e partimos para Arraial do Cabo em uma viagem de aproximadamente 30 minutos (sem transito). Escolhemos a Prainha Pontal do Atalaia, era sábado e fazia um sol lindo. Chegamos por volta das 10:30 h. Na subida da estrada de acesso existe uma cobrança pela prefeitura de R$ 20 por carro.

O movimento estava intenso e só tinha vaga para estacionar há cerca de 1 km das escadarias que dão acesso à praia, então imaginem a gente com bebês no colo, mochila e sacola térmica, caminhando com sol forte naquela estrada irregular (tinha bastante barro), mas só descobri que estávamos longe da escadaria quando já tínhamos andado uns 500 metros ou mais rsrs. Descemos e encontramos a praia bem lotada, por “sorte” conseguimos alugar uma mesa e cadeiras num cantinho sem vista para o mar, por um valor inflacionado de R$ 50,00.

Essa praia é uma das mais lindas que já conhecemos! É um verdadeiro paraíso, onde o mar é transparente em tons de verde e azul (a água é meio gelada mas aproveito mesmo assim!). Foi nossa terceira visita a Arraial e em todas as vezes fomos a esse mesmo lugar. Na primeira vez a praia estava quase deserta e foi a melhor de todas!

Apesar de o lugar ser muito lindo, confesso que não é o melhor lugar para ir com criança de colo, porque subir e descer aquela imensa escadaria com o “peso extra” é meio complicado, mesmo assim vale a pena.

Praia do Farol – Arraial do Cabo

DICA

Para curtir o pôr do sol em Arraial o melhor lugar é o Mirante do Pontal do Atalaia, que é considerado um dos mais lindos da região.

Voltamos para Cabo Frio as 15:00 h e mais tarde aproveitamos para dar uma caminhada no bairro da Passagem, onde estávamos hospedados, e ver o pôr do sol na Praia do Forte. Já a noitinha fomos comer lá perto também, aquela região tem excelentes restaurantes e bares, e o bairro reúne o complexo gastronômico da cidade, então recomendo muito a se hospedarem por lá quando forem a Cabo Frio.

De volta ao apartamento deixamos nossas coisas organizadas porque decidimos acordar cedo para partir e ainda aproveitar algumas horinhas na capital do Rio, antes de voltar para casa.

Em novo post contamos essa história!