Toledo – bate e volta de Madrid

Uma das cidades mais medievais da Europa, vamos falar de Toledo, onde foi casa do pintor El Greco.

Hoje irei falar sobre um bate e volta desde Madrid para uma das cidades mais medievais da Europa: TOLEDO, famosa pelo excelente aço que até os dias de hoje produz instrumentos medievais (espadas, armaduras, entre outros), abrigou o famoso pintor El Greco, onde produziu suas melhores pinturas, conhecidas como precursoras do expressionismo.

Curiosamente a cidade teve múltiplas culturas religiosas em diferentes épocas da história, portanto, a presença de estilos Católicos, Muçulmanos e Judeus é bem presente na arquitetura até hoje. Passar um dia em Toledo é como voltar na história em mais de dois milênios! Como ir Tive a experiência de visitar essa cidade três vezes e em cada uma delas usei uma forma de transporte diferente.

Na primeira vez quis conhecer um trem de alta velocidade, AVE, da empresa Renfe. Não lembro de quanto paguei na época, mas consultando o custo de ida e volta na data desta postagem o valor é de 22,20 €. A opção do trem tem vantagem na economia de tempo, sem contar que o fato de conhecer um trem de alta velocidade já é uma atração à parte ? (afinal no Brasil viajar de trem “comum” já é algo raro).

Na segunda vez fomos de ônibus, com custo (ida e volta) de 9,84 € e duração de 1:30 h.  Já na última vez (primeira vez que fui com a Sara) fomos de carro, com duração média de 1:20 h, sem pedágio (para quem vai de carro aconselhamos deixar estacionado e fazer todo o percurso pela cidade caminhando).

Atrações

Apesar do foco desse post ser um bate volta desde Madrid, posso dizer que a cidade é tão incrível que não é um lugar para se conhecer em poucas horas, então se, por ventura, você tiver mais tempo tente passar uma noite na cidade.

Toledo, conhecida como a cidade das três culturas, tem atrações de sobra, e uma forma de economizar nas entradas dos passeios é adquirir a Pulseira Turística de Toledo, que custa 9 € e dá acesso a sete atrações (Colégio Real das Donzelas Nobres, Igreja dos Jesuítas, Monastério San Juan de Los Reyes, Antiga Mesquita Cristo de la Luz, Igreja de San Tomé, Igreja do Salvador e a antiga Sinagoga Santa Maria La Blanca).

Apesar do preço acessível não utilizamos essas pulseiras, pois creio que visitar em apenas um dia todas essas atrações ficaria muito corrido e não iríamos aproveitar bem. A cidade em si já é uma atração a céu aberto, e o melhor é poder caminhar nas vielas milenares e tentar imaginar como era a vida naquele lugar em um período medieval.

Para quem tem condições de caminhar, o que na minha opinião é a melhor opção, caminhe! Mas para quem tem mobilidade reduzida sugiro embarcar no ônibus turístico que sai das estações de trem e rodoviária, é o ônibus panorâmico Citysightseeing, com um preço um pouco elevado de 19 €. Toledo tem várias entradas para a cidade velha, a nossa escolhida foi pela Puerta de Bisagra (consideramos a mais bonita), ela tem duas torres circulares de origem medieval. Ao lado também temos a Puerta Alfonso VI, uma paradinha por ali vai render lindas fotos.

Acessando o portal, já pertinho dali, a primeira parada é a Ermita Cristo de La Luz, também conhecida como Mesquita Cristo de la Luz, essa mesquita foi construída no ano 1.000, na época Califal e posteriormente transformada em um templo cristão. Em todas as visitas fui caminhando, mas se achar cansativo tente localizar as placas que dizem: Escalador (escadas rolantes), que levam até a parte alta da cidade de uma forma simples e rápida. Já na parte alta da cidade, no bairro judeu dos Reyes Católicos, sugiro conhecer o Mirador Del Azor, que tem umas das vistas mais lindas das colinas e ao fundo uma vista da cidade velha.

Ao lado fica o imponente Alcázar de Toledo, inicialmente construído pelos romanos e ao longo do tempo foi sendo modificado até chegar o que é hoje, sendo atualmente um museu do exército (por falta de tempo não pudemos conhecê-lo por dentro, porém é possível avista-lo praticamente da cidade toda). Dali partimos para o coração da cidade, a Praça Zocodover, que para muitos turistas é o principal ponto de partida, pois é de onde saem os ônibus e excursões e as pessoas geralmente começam de lá os seus passeios pelo local. Essa praça é recheada de comércios e referências gastronômicas, sempre está movimentada, é um excelente lugar para tomar um café ou almoçar, mas… não foi nosso caso rsrsrs… (logo conto nossa experiência gastronômica low cost em alto estilo pela cidade ?).

Caminhando uns 7 minutos desde a praça não deixe de conhecer a magnífica Catedral de Toledo. Sua construção iniciou em 1227 e foi finalmente concluída em 1493. É uma das catedrais góticas mais belas de Espanha, considerada a obra magna desse estilo, é o lar de uma grande coleção de obras-primas de grandes artistas como Goya, El Greco e Velázquez. O preço da entrada custa a partir de 10 €. Seguindo o roteiro, já descendo a cidade, não deixe de conhecer a Igreja de São Tomé, essa igreja pode até passar despercebida, mas é lá que está abrigada a principal obra de El Grego: O Enterro do Conde de Orgaz (para quem adquire a pulseira turística esse monumento faz parte do roteiro), a entrada custa 2,80 €.

Onde comer

Visitar tantos museus, sinagogas e mesquitas nos deixou exaustos e com fome. Seguindo da igreja São Tomé, passando pelo Museu del Greco, em uma caminhada de uns 15 minutos, chegamos na ponte de San Martín, onde passa o rio Tejo. Certamente vocês devem estar se perguntando sobre esse rio, se é o mesmo que desagua em Lisboa em Portugal? Sim, é o mesmo rio, o mais extenso da península Ibérica.

Nas margens do rio encontramos mesas de pedras com bancos, local próprio para se fazer um piquenique, e é um belo lugar para uma pequena pausa. Levamos lanches e vinho, com aquela vista magnífica foi uma das melhores refeições que já tive! Mas para quem deseja conhecer a culinária local indico provar: Arroz a la toledana e outro prato de caça bem medieval: Perdiz cozido. Mais informações sobre os pratos típicos veja aqui.

Dica extra

Obviamente não citei todos os pontos turísticos da cidade, a ideia é dar um panorama geral de um dia. Para quem curte fotografia deixo mais duas indicações de atrações que irão render lindas fotos: A igreja dos Jesuitas, que tem uma torre com vista privilegiada da cidade, então uma paradinha vai render lindas fotos. ? (para quem adquire a pulseira turística esse monumento faz parte do roteiro – entrada a parte custa 2,80 €); e ainda temos o Mirador del Valle, parada obrigatória em Toledo, onde se tem uma vista panorâmica da cidade, certamente vale a pena o esforço para chegar ao local, para quem vai a pé do centro da cidade velha leva uns 30 minutos e haja disposição pois o mirador fica em uma colina, mas é possível ir de táxi, ônibus panorâmico ou trenzinho, que foi nosso escolhido, sai da Praça Zocodover (infelizmente não lembro o valor).

Ficamos por aqui com mais uma dica bate e volta desde Madrid, qualquer dúvida escreva nos comentários aqui em baixo.