Guia Madrid

Passeios gratuitos em Madrid

O legal de passear pela Europa é que diversas atrações, mesmo quando pagas, abrem exceções para dias e horários gratuitos, portanto hoje falaremos sobre a bela cidade de Madrid, capital da Espanha, uma das mais conhecidas do mundo e uma das maiores da Europa. Para quem vai viajar com orçamento apertado a dica é se planejar e “voar” pra lá! Estar neste destino é perfeito para exercitar o Turismo Barato, pois existem muitas atrações gratuitas ou bem econômicas. Nesse post falaremos apenas de passeios gratuitos, e não se engane achando que são visitas menos importantes!

Sigam nossas dicas e divirtam-se!

Museu del Prado

Um dos maiores museus da Europa fica em Madrid, ele abriga obras importantes de grandes artistas como Goya, Velázquez, Rembrandt, Botticelli e Caravaggio. Nas minhas viagens pela Espanha estive duas vezes nesse museu, sempre entrando nos horários gratuitos, infelizmente não consegui conhecer todo o museu, pois ele é muito grande, então aviso que para quem quiser ver toda a coleção pode ser que duas horas não bastem. ?

Entrada Museu del Prado

Horários e dias gratuitos: segunda à sábado das 18:00 h às 20:00 h e aos domingos e feriados das 17:00 h às 19:00 h. Costuma ter certa fila nesses horários, mas nada que atrase muito a entrada.

Museu Reina Sofia

Considerado um dos mais importantes museus de arte moderna, tem em seu acervo um dos quadros mais famosos de Pablo Picasso: “Guernica”.
Mas não é só Picasso que se destaca nesse museu, por lá também há obras importantes dos artistas Salvador Dalí e Joan Miró, dentre outros.

Horários e dias gratuitos: segunda a sábado das 19:00 h às 21:00 h e aos domingos das 13:30 h às 19:00 h.
Nos dias 18 de abril, 18 de maio, 12 de outubro e 6 de dezembro a entrada não é cobrada de 10:00 h às 21:00 h.

Ainda há gratuidade para menores de 18 anos e maiores de 65 anos, mediante a apresentação do passaporte.

Puerta de Alcalá

O portal de entrada da cidade é um verdadeiro cartão postal! Foi construído em 1778 pelo rei Carlos III e projetado pelo arquiteto Francisco Sabatini. O monumento de três arcos serve justamente como portal de entrada da cidade, mas vale uma parada por lá para contemplar a obra e tirar lindas fotos (saindo de lá não deixe de dar umas voltas no Parque do Retiro, que fica praticamente do lado).

Parque do Retiro

Um enorme parque no coração de Madrid com diversas atrações, lugar lindo para fazer um passeio. Confira algumas opções:

Lago, que fica logo na entrada, onde é possível praticar remo. Bem próximo ao lago encontra-se o monumento Alfonso XII (geralmente são apresentadas atrações artísticas aos domingos no local).

Palácio de Cristal, uma linda construção transparente e que foi uma já foi uma estufa, criada em 1887. Por lá também encontramos exposições artísticas.

Passeio das Estátuas, como o nome já diz é um passeio em meio ao jardim do parque com diversas estátuas históricas.

Fuente del Ángel Caído, um monumento que tem toda uma história mística, até mesmo criticada entre os espanhóis por fazer alusão a lúcifer. Outro dado interessante sobre essa estátua é que ela está situada exatamente 666 metros acima do nível do mar (sinistro hein!).

Plaza de Cibeles

É uma praça rodeada de edifícios históricos e que tem no seu centro a charmosa fonte Cibeles, que foi esculpida em 1782. A praça também é conhecida como ponto de encontro dos torcedores do time de futebol Real Madrid nas suas comemorações de títulos.

Nos quatros cantos encontramos lindos palácios, em um deles funciona a prefeitura, já o Palácio de Cibeles é uma sede cultural com exposições gratuitas e horário de funcionamento das 10:00 h às 20:00 h.

Plaza Mayor

Lugar perfeito para escolher um Café, sentar e relaxar. A praça (em formato retangular) é enorme e é um dos cartões postais da cidade. O lugar tem muita história, já foi uma antiga arena de tourada, praça pública de execuções no período da inquisição, local para realização de cerimônias reais, entre outros fatos históricos. Vale a pena conhecer a praça que fica bem no coração do centro histórico de Madrid.

Plaza de La Puerta del Sol

Essa é uma das praças que não deve ficar fora do roteiro quando se conhece Madrid! Muito conhecida por ser o marco zero da Espanha, é de lá que inicia a numeração e a quilometragem das rodovias espanholas.

O local tem uma grande diversidade cultural, costuma estar repleto de turistas e artistas de ruas estão por todo o lado. Ao redor dessa grande praça existem muitas lojas conhecidas. É por lá que encontramos a famosa estátua do urso se alimentando de medronheiro (o urso é o símbolo e escudo da bandeira de Madrid). Para quem tiver a sorte de estar por lá no finalzinho de dezembro, aproveite porque a praça é ponto de encontro na virada do ano.

El Rastro

Podemos dizer que é um dos mercados ao ar livre mais famosos do mundo! Dizem
que o lugar tem centenas de anos e até mesmo seu nome teria a origem um pouco peculiar: animais abatidos seriam arrastados naquele local, onde se localizariam as curtumes, que manipulavam o couro desses animais.

Hoje em dia é uma feira bem tradicional entre os madrilenos e turistas, funciona todos os domingos e feriados, não importando as condições climáticas, com horário de funcionamento de 9:00 h às 15:00 h.

Um bom ponto de partida para se iniciar o passeio é pela Plaza de Cascorro, no bairro Embajadores. A rua principal onde ocorre a feira se chama Ribera de Curtidores, porém o mercado se estende pelas ruas laterais. Interessante é que há diversos cafés, bares e restaurante no caminho. Você deve estar se perguntando o que tem para vender nesse mercado? Pois bem, por lá são vendidas antiguidades, móveis vintage, livros antigos, eletrônicos, roupas, entre muitas outras coisas interessantes.

Mercado de San Miguel

Um mercado voltado para a culinária espanhola, não deixe de conhecer! Sua arquitetura é única, toda em ferro.
Preços: Comer lá não é muito econômico, mas os preços não são lá exorbitantes.

Dica do Turismobarato: quem estiver com orçamento reduzido pode saborear um bocadillo de jamon ou tomar um chope gelado em um dos quiosques, que não irá gastar muito!
Endereço: Plaza de San Miguel.
Horário de funcionamento: segunda, terça, quarta e domingo das 10:00 h às 00 h e de quinta à sábado de 10h às 2h.

Museu de História de Madri

Um antigo hospício construído no século XVIII, com arquitetura do estilo barroco, hoje abriga o Museu da História de Madrid. O local relata a história e evolução da cidade, com obras datadas a partir de 1561, ano em que Madrid foi escolhida como a capital da Espanha.

Entre suas obras se destacam: a Maquete de Madrid, de León Gil de Palacio; as pinturas Virgen con San Fernando (Luca Giordano) e Alegoría de la Villa de Madrid (Francisco de Goya); a coleção de porcelana del Buen Retiro; o conjunto da casa Mesonero Romanos; os objetos do ateliê do artista Gutiérrez Solana e uma coleção de fotografias históricas.

Informações úteis: localizado na Calle Fuencarral, 78. Metrô Tribunal, L1 e 10.

Horários e dias gratuitos: terça a domingo das 9:30 h às 20:00 h.

Templo de Debod

Local muito frequentado para quem gosta de curtir o fim do dia ao ar livre e ainda apreciar uma das mais lindas vistas do pôr do sol em Madrid.

O templo é milenar (mais de 2000 mil anos) e foi construído pelos egípcios no século II a.c., sendo doado a Espanha pelo governo egípcio em agradecimento pela colaboração no salvamento dos templos de Nubia e também para evitar que o próprio Debod ficasse inundado devido à construção da grande barragem de Assouan.

É um lugar interessante, principalmente para que nunca esteve no Egito, seu interior tem muita informação sobre a sociedade daquele país e sua mitologia.

Para a visita da parte interna há um limite de acesso de 30 pessoas por vez, já a visitação na área externa é livre e é possível contemplar a paisagem, fotografar, descansar e até fazer piquenique nos jardins.

Localização: Instalado no início do Parque del Oeste, fica ao lado da Praça Espanha.
Valor do acesso interno: Gratuito, horário do funcionamento interno: terça a domingo e feriados das 10h às 2h. Fecha nas segundas, também nos dias 1 e 6 de janeiro, 1 de maio, 24, 25 e 31 de dezembro.

Casa de Campo

O maior parque de Madrid se localiza na zona oeste e tem extensão de 1.722 hectares. Esse parque oferece diversas atividades como espaço para caminhada, corrida, pista de bike, teleférico, zoológico e restaurantes (sim, o lugar é enorme). Acho que vale muito o passeio para quem tem mais tempo livre na cidade, já que o parque é muito grande e dá pra passar lá o dia inteiro e aproveitar todas as atrações. Para quem está viajando com os pimpolhos, melhor ainda!

Como ir: Se você passou pelo Parque del Oeste visitar o Templo de Debod, pode então descer de teleférico, o que vale muito a pena para contemplar a vista.
Existem três paradas de metrô com acessos diferentes: Batán (L10), Casa de Campo (L5, L10) e Lago (L10).

Endereço: Paseo de Puerta del Angel, 128011.

Museu Thyssen-Bornemisza

Mais um lugar excelente para quem gosta de arte! Esse museu está localizado no Paseo del Arte, bem próximo ao Museu Del Prado. Sua coleção permanente percorre a história da pintura europeia desde a Idade Média até ao final do século XX e tem grandes nomes como Van Gogh, Picasso, Rubens, Klee, Dürer, Caravaggio, Van Eyck e Constable.

Dica: O prédio tem estrutura de três andares, para quem quer ver as obras em ordem cronológica deve começar do terceiro andar até chegar ao térreo.
Horário gratuito: segundas-feiras das 12:00 h às 16:00 h.
Endereço: Paseo del Prado, 8.


CaixaForum Madrid

Real Academia de Belas Artes

O Museu da Real Academia de Belas Artes de San Fernando conta atualmente com mais de 1.400 pinturas, 600 esculturas e 15.000 desenhos, além de uma excelente coleção de artes decorativas formada por tapetes, pratos, cerâmicas, porcelanas, relógios, móveis e medalhas.
A coleção permanente da Academia inclui obras-primas da arte espanhola, italiana e flamenga. De Francisco de Goya, a quem pertence desde 1780, o museu conserva 13 das suas pinturas.

Horários e dias gratuitos: Todas as quartas-feiras (desde que não seja feriado), 18 de maio (Dia Internacional do Museu), 12 de outubro e 6 de dezembro.

Endereço: Calle de Alcalá, 13 (há duas quadras da Puerta del Sol).

Catedral de la Almudena

Principal templo católico de Madrid, é o único, entre muitos espalhados pelo país, que foi consagrado por um papa.

Sua construção teve início em 1879, com objetivo de se construir uma igreja com arquitetura estilo romana, porém com o passar do tempo foi decidido que o projeto seria de uma catedral (não mais igreja), com elementos góticos franceses do século XIII.

A catedral fica na Calle Bailén 10, bem ao lado palácio do real.
Preço: entrada gratuita. É solicitado um donativo de 1 €.
Horários: todos os dias da semana, das 09:00 h às 20:30 h, com exceção dos meses de julho e agosto, quando os horários são das 10:00 h às 21:00 h.

Palácio Real de Madrid

Palácio Real

É visita obrigatória em Madrid, nem que seja apenas para conhecer a parte externa. Também conhecido como Palácio do Oriente, teve sua construção no século XVIII, atualmente é usado apenas para cerimonias oficiais, já que a monarquia vive em outro palácio.

Museo do Jamón

 

Se bater aquela fome, não deixe de conhecer o Museo do Jamón, por lá você comer bem com preço super barato, pra ter uma ideia na época que fomos, um sanduba de jamón com uma “pinta” chope, custava 1 euro.

Gran Via

Não poderia de deixar de falar da avenida Gran Vía, onde econtra-se também o boulevard mais famoso de Madrid, foi construída entre 1910 e 1929 para conectar o bairro de Salamanca com o de Argüelles e possui muitas lojas, restaurantes e alguns dos edifícios mais icônicos da capital.


Loja Primark

Nela você irá encontrar um clima animado a qualquer hora do dia durante todo o ano. Alguns dos edifícios mais famosos desta mítica avenida madrilenha são o Edifício Metrópolis e o Edifício Carrión.

Edifício Metrópolis

Dicas extras

Se estiver livre nas quartas-feiras não deixe de acompanhar a troca de guarda, que ocorre de outubro até julho, sempre às 11 da manhã. Mesmo não estando nesse horário é possível acessar a área externa e os jardins.

Para quem for no período da tarde se programe e entre gratuitamente! Dentro do palácio encontramos lindos relógios reais, armaduras, antiga farmácia real, salão de banquetes, sala das porcelanas, salão do trono, entre outros objetos antigos. É tudo muito bonito, infelizmente é proibido fotografar.

Horários gratuitos: segunda a quinta das 16:00 h às 18 h (de outubro a março) e das 18:00 h às 20:00 h (de abril a setembro).

Fechado: 1 de maio, 25 de dezembro, 1 e 6 de janeiro, e à partir das 15:00 h nos dias 24 e 31 de dezembro.

Endereço: Calle Bailén , s/n 28013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *