Guia Foz do Iguaçu

Tenho o prazer de compartilhar com vocês um pouco sobre o lugar onde moramos, afinal não posso deixar de falar sobre um dos destinos mais famosos do Brasil, que é cercado pelos rios Paraná e Iguaçu, tendo como destaque uma das sete maravilhas da natureza: as Cataratas do Iguaçu.

A cidade faz fronteira com a Argentina e o Paraguai, bem como abriga o Parque Nacional do Iguaçu, um dos poucos locais de conservação da Mata Atlântica. É um destino perfeito para quem aprecia belos cenários naturais, mas também para quem curte grandes obras arquitetônicas, que é o caso da maior usina hidrelétrica em geração de energia do mundo: a Usina hidrelétrica de Itaipu.

Foz do Iguaçu é o terceiro destino mais visitado por turistas estrangeiros no país e está localizada no sul do Brasil. É uma cidade tranquila com menos de 300 mil habitantes, porém é multicultural pois é habitada por mais de 80 etnias, o que possibilita uma interessante troca de experiências culturais, religiosas e gastronômicas. Venha conhecer com a gente! 

O que fazer em Foz

Vamos começar pelo passeio mais conhecido, as Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro (sim, porque dividimos ela com a Argentina). Pagando a entrada você tem acesso ao Passeio das Cataratas, que são as trilhas que levam às principais quedas. Para chegar até lá os visitantes vão com ônibus do parque. São 10 km desde o portal de entrada até a primeira parada que dá acesso à trilha. A maioria das pessoas desce nesse ponto, dali já temos uma vista linda das quedas! E pelo caminho todo mundo vai parando também porque o visual fica cada vez mais bonito, o barulhinho da água vai aumentando e já dá para sentir a garoa no rosto.

Ao todo são 275 quedas de água e chegando ao final da passarela contemplamos a mais famosa, chamada de “Garganta do Diabo”. A força da água impressiona, formando lindos arco íris, é maravilhoso. Todas as pessoas que conheço e viram as Cataratas pela primeira vez disseram a mesma coisa: que não esperavam que fosse um lugar tão imenso e bonito, porque as fotos e vídeos não conseguem transcrever de verdade como é. Ah vocês precisam conhecer! Esse passeio leva em média 2 horas.

Existem outros passeios dentro do parque que são bem interessantes, porém caros. Para quem tem oportunidade, temos o inesquecível Macuco Safari, passeio de barco que leva os visitantes até em baixo de uma das quedas (isso mesmo, em baixo das Cataratas!), a duração é de mais ou menos 2 horas. Temos ainda a Trilha Poço Preto (trilha em meia a mata, são 9 km a pé, bicicleta ou carro elétrico, combinada com passeio de barco no rio e caiaque – para quem ainda tiver pique), Trilha das bananeiras (feita a pé ou em veículo elétrico, também com passeio de barco). Ainda existe outras atrações dentro do parque como rapel, arvorismo, rafting… ufa, é muita coisa boa pra fazer!

Para quem quer conhecer as quedas e ainda fazer algum desses passeios é preciso chegar cedo, pois pode ocupar o dia todo, portanto almoçar no parque vai ser preciso. Como opção temos dentro do parque o Restaurante Porto Canoas, que não é muito barato, mas o buffet é livre e a comida é boa, mas também dá para levar um lanchinho ou comprar algo por lá mesmo.

Vamos agora a alguns metros da entrada do parque nacional, onde temos outros dois atrativos bem conhecidos, sendo um deles o Parque das Aves, que vem com a proposta de oferecer preservação ambiental a aves apreendidas em cativeiros, sendo possível tirar fotos com araras e cobras, acessar os viveiros dos tucanos, além de vários outros animais. O passeio leva cerca de 2 horas.

Logo em frente ao Parque das Aves, do outro lado da rua, temos acesso ao passeio panorâmico de helicóptero, onde é possível sobrevoar as cataratas. Este passeio indico se você tiver uma boa folga do orçamento, pois não é barato e dura cerca de 10 minutos, masss… é lindo ver as quedas do alto!

Ainda nas proximidades das Cataratas existe o complexo Dreamland, com os seguintes atrativos: Museu de Cera, Dreams Ice Bar (maior bar de gelo do mundo), Super Carros e Vale dos Dinossauros (as crianças costumam gostar bastante deste último passeio).

Itaipu Binacional

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é a maior geradora de energia limpa do planeta. Fica do outro lado da cidade (em relação às Cataratas). Dentro do complexo turístico de Itaipu são oferecidos diversos passeios além do mais conhecido, que é a Visita Panorâmica à Usina. Outro passeio, que é um pouco mais caro, mas super indico para quem gosta da modernidade de grandiosos equipamentos tecnológicos, é o passeio Circuito Especial, onde você pode conhecer por dentro a mega estrutura da hidrelétrica. Ainda temos as seguintes atrações: Iluminação da Barragem, Refúgio Biológico, Ecomuseu, Polo Astronômico, e passeios de Kattamaran.

Marco das Três Fronteiras Brasil

É um passeio que antigamente passava despercebido, mas passou por uma grande revitalização e se transformou num lugar muito bacana, onde vale a pena passar algum tempo, principalmente se for um fim de tarde para ver o pôr do sol e as iluminações dos chafarizes. Esse lugar único, cercado por outros dois países além do nosso, conta com uma estrutura muito organizada, tendo apresentações de dança, restaurante, barraquinhas de lanches, área de lazer para crianças e estacionamento grátis.

Ps. O marco foi a escolha da Sara para um momento muito especial: o ensaio fotográfico da gravidez das nossas gêmeas. ?

Turismo religioso

Quem gosta de apreciar templos religiosos não pode deixar de conhecer a Mesquita Mulçumana Sunita Omar Ibn Al-Khatab. É solicitado que todos retirem os calçados e que as mulheres cubram o cabelo com um véu que a mesquita oferece. O local fica próximo ao centro da cidade e a visita é gratuita.

Outro templo com grande influência estrangeira na cidade é o Templo Budista. O local tem uma grande variedade de esculturas em um jardim bem amplo, incluindo um grande Buda com 7 metros de altura. Não importa a religião, quem conhece o lugar se apaixona pela tranquilidade que ele transmite.

Navegação pelos rios Paraná e Iguaçu

Se estiver com tempo, você pode navegar pelos rios Paraná e Iguaçu nesse passeio que tem duração de 1 hora. Nele é possível percorrer as três fronteiras e o mais bacana é, em pouco tempo, ter uma vista panorâmica da Itaipu, da Ponte da Amizade e dos Marcos das Três Fronteiras.

Kattamaran. Realiza passeios com opção de almoço e jantar. Consequentemente é mais caro. Recomendo fazer no final da tarde, para apreciar o pôr do sol. Informe-se melhor sobre o passeio clicando aqui.

As cachoeiras da cidade

Muito se perguntam “a maior atração da região são as gigantes cachoeiras mas ninguém pode entrar na água?” ? É aí que vocês se enganam! Existe um passeio chamado Iguassu Secret Falls, que nos possibilitam conhecer várias outras quedas da cidade.

O passeio tem mais de 10 cachoeiras, percorrendo diversas trilhas e rios. E o melhor é que em alguns lugares você pode cair na água! É possível fazer as trilhas a pé ou de bicicleta, com o auxílio de um guia bilíngue. É necessário reservar o dia todo para curtir bem esse passeio. Para maiores informações clique aqui

O que e onde comer?

A cidade tem restaurantes para todos os gostos e bolsos! Vocês não podem perder a oportunidade de conhecer a culinária de outras culturas, como, por exemplo, a cozinha árabe, já que encontramos vários restaurantes pela cidade. Dá para saborear o autêntico kibe cru, bem como shawarmas, homus, entre outras variedades. O preço também pode ser uma maravilha, já que o shawarma pode ser encontrado à partir de R$ 9,00. Falando ainda na culinária árabe, vocês têm que provar os doces, que por sinal são uma delícia. Alguns têm sabor condimentado, muito diferentes do que estamos acostumados.

Dica: caso vá conhecer a Mesquita Mulçumana, bem na frente está localizada uma doceria árabe fantástica.


Baladas

Em Foz não temos muitas opções de baladas, mas pelo centro dá para aproveitar a noite em vários bares da cidade, cheios de gente bonita, com direito a variedade de drinks e petiscos. Para quem curte um bom rock a dica é conhecer o Zeppelin Old Bar, onde se apresentam bandas muito bem selecionadas. Outra opção que recomendo é o Guns N’ Beer Pub.

Como se deslocar

O sistema de transporte público da cidade chega praticamente a qualquer lugar, porém, no meu ponto de vista, não acho muito eficiente, ainda mais se você estiver por aqui numa época quente (porque “O calor é aqui”). Os ônibus não têm ar-condicionado e geralmente estão lotados. Para quem quer ir para o Paraguai ou Argentina à noite é complicado, pois as linhas não operam nesse período.

Então, à partir de duas pessoas, alugar um carro já começa a ficar interessante, porque dá para se deslocar pela cidade bem mais rápido e ganhar tempo para os passeios (dica: não vá de carro ao Paraguai durante o dia, pois você pode ficar horas na fila).

Outra opção de transporte é pegar Uber, econômico e confortável.

Outros lugares para conhecer

Acima eu relacionei as principais opções encontradas em Foz, mas, como sabem, a cidade tem o privilégio de fazer fronteira com dois países, e cada um deles tem seus atrativos: o Paraguai é muito conhecido pelo turismo de compra, já a Argentina tem duas imperdíveis atrações: Cataratas do Iguaçu e a culinária local, com suas deliciosas carnes e vinhos.

Como chegar

De avião: A região tem três aeroportos (cada um seu país), sendo o mais conhecido o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, com a sigla: IGU. Ele possui diversas rotas diárias entre as principais cidades do sul e sudeste do país. Nas altas temporadas há ainda mais opções de voos.

De carro: A rodovia de acesso a Foz é a BR 277. A estrada está em boas condições, mas é toda pedagiada, com valores, infelizmente, abusivos (exatamente!).

De ônibus: Foz também conta com uma rodoviária internacional, com uma estrutura razoável. O local tem caixas 24 hs, lanchonetes, banheiros relativamente limpos, segurança e oferece partidas diárias para várias cidades do país.

Melhor época para visitar foz

Você pode conhecer a cidade em qualquer época do ano. No verão o sol costuma castigar por aqui, então a dica é pegar um hotel ou pousada que tenha piscina. A temporada de maiores chuvas ocorre entre outubro e fevereiro, nessa época a vazão das Cataratas é maior e, caso tenha sorte, pode ver os vertedouros da Usina de Itaipu abertos, e eles são um espetáculo à parte

Já no inverno (junho a agosto) pode ser que esteja muito frio mas também há dias com temperatura amena e dá até pra sair sem casaco. Aproveite para degustar um bom vinho argentino.

Se você vier nos feriados prolongados, procure chegar mais cedo nos atrativos, principalmente nas Cataratas do Iguaçu, que costuma ter filas nesses dias.

Onde se hospedar

Foz tem uma das maiores redes hoteleira do país, além de hostels e pousadas, então você não terá dificuldade para achar um cantinho pra dormir, mas se programe para conseguir preços melhores. Se curte mais tranquilidade sugiro ficar próximo à região das Cataratas, mas se prefere aproveitar a noite em restaurantes, bares ou baladas, recomendo se hospedar no centro.

É bom saber

Moedas: Se for fazer compras nos países das fronteiras sugiro comprar pesos (para a Argentina) e dólares (Paraguai) em alguma casa de câmbio (Foz está cheia de casas de câmbio, inclusive nos maiores mercados). Caso queira visitar algum lugar mais longe dentro do Paraguai é necessário comprar guaranis (moeda oficial do país).  

Idiomas: Nos países vizinhos os idiomas são espanhol e guarani no Paraguai, e espanhol na Argentina, mas não se preocupem porque “los hermanos” costumam entender muito bem o nosso português.

Não esqueça: Leve lanchinhos e água na mochila, pois os passeios podem ser longos.
Se estiver calor se hidrate bastante, use calçados confortáveis, roupas leves, protetor solar e não esqueça o repelente.

Urgências médicas: Em caso de urgência ligue para o SAMU 192, se houver algum trauma ligue para SIATE 193.

Outras informações: Fuso horário – temos o horário de Brasília, já no Paraguai e Argentina é uma hora mais cedo (se aqui são 10 h lá são 9 h, por exemplo); DDD telefone é 45; os bancos funcionam de segunda a sexta, das 10 h às 15 h; as tomadas geralmente são em 110v, porém pode haver alguma 220v (verifique com seu hotel), e os plugs estão no padrão NBR14136.

É isso aí pessoal, espero ter ajudado com as informações desse guia, se houver qualquer dúvida ou sugestão não deixe de escrever sua mensagem aqui em baixo. Até a próxima!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *