Quem pensa em ir para a Argentina só para conhecer Buenos Aires ou que no Paraguai só dá para fazer turismo de compras se engana, pois esses dois países incríveis também têm um grande potencial turístico, com lugares que valem a pena conhecer!
Bons exemplos são as cidades de Posadas e Encarnación, que estão localizadas a cerca de 300 km da divisa com o Brasil (Foz do Iguaçu), e essas cidadezinhas ficam nas margens do Rio Paraná e fazem a fronteira entre os dois países pelo próprio rio. Estive por lá duas vezes e percebi que o ponto forte do turismo são as praias artificiais e as ruínas de San Ignacio Mini (Argentina), La Santísima Trinidad de Paraná e Jesús de Tavarangue (Paraguai).
Vou deixar meu relato sobre a última vez em que fui, sendo que parti no início da manhã aqui de Foz rumo à cidade de Posadas, na Argentina, nos hospedamos por lá dois dias, e após fui até Encanación, no Paraguai, de onde retornei no quinto dia de viagem.
Como ir
Carro: saindo de Foz do Iguaçu, siga até Puerto Iguazu (cidade argentina, que fica do ladinho de Foz), chegando lá pegue a ruta RN12, são umas 4h30 de viagem, a estrada é ótima e bem sinalizada; Ônibus: embarque no terminal rodoviário da cidade vizinha Puerto Iguazú, cada trecho está custando 600 pesos argentinos, cerca de 55 reais (não se preocupe em perder o ônibus, são várias empresas que fazem a viagem, com diversas saídas por dia).
Dia 1: Posadas é a capital da província Missiones, é uma cidade mediana, com um certo grau de estrutura, aeroporto e estação de trem. Preferimos nos hospedar na região da Costanera, o ponto badalado da cidade e que durante o dia é um excelente lugar para fazer caminhadas ou até mesmo se refrescar na praia artificial “Costanera Oeste”, que possui uma faixa de areia que se estende até o rio. Além disso há vários monumentos nessa região, que valem uma paradinha para registrar algumas fotos.
A noite o local se agita, com seus restaurantes e bares à beira do rio, então não deixe de curtir a night, com a deliciosa gastronomia argentina e as sorveterias que são uma maravilha!
Dia 2: Acorde cedo para aproveitar a imperdível visita às Ruinas de San Ignacio Miní. Para chegar lá vá de transporte público até o terminal rodoviário, e de lá é necessário pegar um ônibus de viagem até a cidade Ignacio, são aproximadamente 60 km (1 hora de viagem). Do terminal de Ignacio até as ruinas dá para ir caminhando, são apenas uns 15 minutos de caminhada.
O valor do ingresso é de 330 pesos para brasileiros e cidadãos do Mercosul. Entrada grátis para crianças menor de 6 anos.
Horário de funcionamento: todos os dias das 7 h às 19 h, o passeio tem uma duração de aproximadamente 3 horas.
História: Tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1984, as Ruínas de San Ignacio Miní estão entre os 30 registros de construções jesuítas que encontramos no Brasil, Argentina e Paraguai. Além dela, se você tiver tempo durante sua viagem em Missiones, pode visitar outras Missões como Nuestra Señora de Loreto, Santa Ana e Santa Maria La Maior.
Onde comer: Ao entorno das ruinas encontramos vários restaurantes de culinária argentina, e os preços são bem razoáveis.
De volta à Posadas, aproveite o que sobrou do dia para conhecer o restante da cidade. No centro fica a Plaza 9 de Julio, com uma catedral e o edifício da Governación, sede de governo. Merecem uma olhada ainda o Mercado Artesanal e o Museu del Hombre, com destaque para a sala jesuítico-guarani que é repleta de objetos, quadros e maquetes que nos ajudam a compreender como funcionavam as Missões. Nessa região também há varias opções de restaurantes para saborear a culinária local.
Dia 3: Hoje sim, vamos partir de “mala e cuia” para o Paraguai!! Então acorde cedo {de novo ?} e pegue o ônibus da linha internacional que vai até o terminal de Encarnación. No trajeto a condução passa pela linda Ponte Internacional de San Roque, que é toda estaiada. O ônibus faz uma parada na aduana pois é necessário fazer o processo migratório, ou seja, dar saída da Argentina e entrada no Paraguai, e geralmente fazer isso é uma correria, pois o motorista não fica muito tempo esperando e acaba deixando parte dos passageiros pelo caminho, sendo assim necessário pagar nova tarifa em outra condução ?.
Quando fizer sua reserva em Encarnación opte em ficar perto da praia San José, é por lá que está a região da costanera, onde ficam os melhores restaurantes, bares e toda a agitação da cidade. Você pode fazer um pré check in no hostel (ou hotel) e pedir para deixar a bagagem no guarda-volumes, assim dá para voltar ao terminal e seguir para ir as ruínas do lado paraguaio (lembrando que a cidade é pequena, portanto faça todo esse tramite a pé).
O esquema para ir às ruinas paraguaias é quase o mesmo que do lado argentino: é necessário pegar um ônibus de viagem com destino a Ciudad del Este e pedir para descer na cidade de Trinidad, que na verdade fica pertinho, há uns 30 km de Encarnación. Descendo lá já encontramos uma placa que direciona para o centro de visitantes, é necessária uma caminhada de uns 10 minutos. O custo do ingresso é de 25.000 guaranis, o que deve dar uns 15 reais, com direito às 3 principais ruinas: La Santísima Trinidad, San Cosme y San Damian e Jesús de Tavarangue. O interessante é que as ruinas paraguaias possuem a estrutura urbana mais preservada entre todas as Missões Jesuítas.
Após o passeio e de volta à Encarnación curta o resto do dia na cidade, que tem estrutura preparada para receber bem os turistas.
Dia 4: Durma até mais tarde (você merece ?) e tire o restante do dia para aproveitar a praia artificial de San Jose e a costaneira, que são um lindo lugar para se desfrutar nos dias quentes (no verão o lugar fica lotado e geralmente há várias apresentações de shows gratuitos, promovidos pela prefeitura), alugue um guarda-sol e cadeira. O local possui calçadas longas para caminhadas e a faixa de areia da praia também é bem extensa. Na avenida (em frente) há vários restaurantes e bares para relaxar e desfrutar do mais lindo pôr do sol da região (no dia em que fui estava perfeito!).
Dia 5: Dia de partir para casa! É possível voltar a Posadas e pegar um ônibus até Puerto Iguazú, porém nossa opção foi embarcar de Encarnación mesmo até Ciudad del Este, que faz fronteira com Foz. Essa opção é a mais econômica, mas geralmente o ônibus é bemmm mais simples (na verdade as opções são tantas e conforto dos ônibus também). A viagem de volta tem duração média de 5 a 6 horas.