Cidade Maior Produtora de Vinhos do Brasil

Tarde maravilhosa na serra gaúcha, com direito a bebida boa e lindas paisagens.

– TUDO A PREÇO DE UM CAFÉ!

A serra gaúcha é apaixonante, cheia de lindas paisagens e dezenas de vinícolas de todos os tamanhos, com parreirais a perder de vista.

Na nossa primeira viagem com as bebês fomos até o Sul, como contamos no post, e estávamos empolgados para curtir a serra, mas conformados sabendo que o passeio não seria “deixa a vida me levar” como os outros (se com um bebê nada é mais como antes, imagine com dois!), portanto já tínhamos perdido as esperanças de visitar uma vinícola, afinal esse passeio não é aconselhável fazer com criança, mas ganhamos umas horinhas livres sem as babies (estavam dormindo e conseguimos deixa-las com a sogra), então saímos quase correndo para aproveitar uma tarde de férias. ?

Queríamos muito visitar novamente Bento Gonçalves, que fica há uns 50 km de onde estávamos, em Caxias do Sul, mas ficamos com receio de que o passeio demorasse muito, então o Thiago lembrou que lá perto, há uns 20 km, fica a cidadezinha de Flores da Cunha, onde está localizada a Vinícola Luiz Argenta, uma das maiores da serra gaúcha, e lá fomos nós!

Vinícola Luiz Argenta

Nossa intenção era fazer uma visita guiada, com direito a degustação e tour pela vinícola. Quando chegamos fomos informados que o valor da visita era de R$ 50, com direito a 4 degustações e uma linda taça de brinde (obaa), mas infelizmente um grupo tinha acabado de sair e levaria cerca de uma hora para a próxima visita. Ficamos decepcionados e o que nos restou foi tomar um café expresso no restaurante “Clô”, que fica na vinícola e é uma graça, com uma linda vista dos parreirais.

Restaurante Clô

Como nosso tempo andava curto, após o café fomos dar uma voltinha na cidade, e procurando por outra vinícola no GPS, encontramos a Vinícola Salvattore. Se tratava de um bonito prédio histórico, parecia fechado, e achei estranho porque estava no meio da cidade e longe de qualquer pé de uva… mas batemos na porta e fomos atendidos pela simpática senhora NÁDIA, que nos atendeu prontamente e nos convidou a entrar, dizendo que nos guiaria na visita para conhecer a vinícola. A senhora Nádia foi muito atenciosa, respondendo todas as nossas dúvidas e contando sobre a história da família Salvador, além dos detalhes sobre a produção dos vinhos. Nos sentimos muito “vip’s”, pois éramos só nos dois fazendo aquele tour.

Vinícola Salvattore

O prédio centenário é muito bonito e é um dois mais antigos da cidade de Flores da Cunha, e foi restaurado para abrigar a vinícola, a arquitetura do interior é um charme só!

Um bom tempo depois chegou um grupo de pessoas, todas já bem alegres vindo de outra vinícola, e a senhora Nádia atendeu muito bem a todos. No final fomos à melhor parte: a degustação de vinhos. Foram servidos 8 tipos de vinhos, indo do mais simples até um delicioso, e também água e suco de uva. Já tínhamos feito esse tipo de visita em outras viagens, mas nunca com tantas degustações e informações, ficamos encantados!

Interior vinícola Salvattore

Na hora de ir embora perguntamos quanto estávamos devendo e para nossa surpresa a visita era gratuita! Isso mesmo, a vinícola Salvattore não cobra a visita, nem a degustação dos vinhos. Claro que nós adoramos a notícia e já que então sobraria um ?$$$, aproveitamos para comprar 8 garrafas de vinho e trazer para casa, saímos de lá bem contentes. ?

Então a dica é: quem tiver a oportunidade deve passar pelo menos um dia pela Serra Gaúcha, mesmo quem não curte vinhos vai adorar porque lá tem boa comida e lugares lindos para conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *