Quando pensamos em praias espanholas logo nos vem à mente as praias quentes do Mediterrâneo ou, se tratando da Europa como um todo, o norte de Portugal com suas praias magníficas. Muitos não sabem que na costa do atlântico norte se encontra uma joia de praia, localizada nas Ilhas Cíes, onde está a paradisíaca Praia de Rodas, considerada nada mais nada menos que a praia mais bonita do mundo, pela revista The Guardian, no ano de 2006.
As Ilhas Cíes são um arquipélago composto por três ilhas: Monte Agudo, Faro e San Martiño, e fazem parte de um Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticos da Galícia, o lugar é simplesmente incrível! Um fato histórico interessante ocorreu na descoberta do lugar pelos romanos, eles o apelidaram de “ilhas dos deuses”.
Quando ir
Infelizmente são poucos os meses do ano em que é possível visitar essa maravilha, mas como faz muito frio naquela região faz sentido que a atração seja aberta ao público apenas no verão, sendo possível a visitação nos meses de junho a setembro, e esporadicamente em alguns feriados durante o restante do ano, mas recomendamos a ir no verão mesmo, para aproveitar o máximo possível.
Como chegar
Quando fomos estávamos hospedados na casa de familiares na cidade de Vigo, na Espanha, sendo essa a maior cidade da Galícia, e é justamente de lá, mais precisamente do porto da Ría de Vigo, que é possível partir para as Cíes. Na alta temporada (verão) há barcos saindo para a ilha a cada 30 minutos. As empresas que operam o translado são: Mar de Ons (escolhida por nós), Piratas de Nabia e Cruceros Rías Baixas. O tempo de trajeto até a ilha é de aproximadamente 30 minutos.
A reserva pode ser feita diretamente no guichê do porto ou pode ser comprada pela internet. Na baixa temporada o valor para adulto custa 16 € e na alta temporada 18,50 €. O legal é que criança com até 12 anos não paga. Atualmente é preciso fazer um pedido de autorização para acessar a ilha (na época em que fomos isso ainda não era necessário), já que o parque é restrito a 2.200 visitantes por dia, mas é bem simples e o pedido pode ser realizado pelo site: https://autorizacionillasatlanticas.xunta.gal/ .Tente fazer sua reserva com alguns dias de antecedência, principalmente se for na alta temporada, pois a busca pelo local é grande.
Praia de Rodas
Os espanhóis chamam de “praia do Caribe”, e antes mesmo de desembarcar no cais já é possível avistar a linda praia com sua água calma de azul turquesa e areia branca e fina. A praia tem uma grande faixa de areia e no dia em que fomos, em pleno verão, havia espaço para todos.
O tempo estava ensolarado e relativamente quente, típico do verão europeu (já para nós, brasileiros, é como se fosse um dia quente de inverno rsrs). A água não é quente (afinal, como dizem, nada é perfeito), e como o lugar é um pouco afastado do continente suas águas ficam ainda mais frias que o normal, MAS como amo nadar nunca tenho problema com temperaturas, ainda mais com aquele dia lindo e ensolarado, nadar e mergulhar naquela praia cristalina foi simplesmente maravilhoso!! Já a Sara não curte muito água fria, então às vezes perde toda a diversão. 😀
O que fazer na Ilha
Além da Praia de Rodas existem outras prainhas, trilhas, camping, mergulho e caiaque. Nosso dia foi explorar ao máximo a ilha, tudo nos moldes Turismo Barato (sem custo), nós escolhemos fazer as trilhas que dão acesso ao farol e à praia de Nosa Señora. Para quem tem tempo extra indicamos, sem sombra de dúvidas, acampar um ou dois dias na ilha, o que infelizmente não foi o nosso caso, mas nos arrependemos bastante por não ter passado mais tempo lá.
As Trilhas
É uma delícia fazer caminhadas dentro da ilha. Já no início das trilhas há um posto de informações que fornece o mapa com as quatros opções de percurso possíveis. Tudo por lá é limpo, organizado e bonito, então garanto que não há como não se encantar com esse passeio. Nosso trajeto escolhido foi a Ruta del Faro de Cíes, que tem duração aproximada de 3 horas e 7,4 Km entre ida e volta. Não é necessário um guia pois todo o trajeto é fácil e bem sinalizado.
Essa trilha não recomendo se estiver com crianças muito pequenas, mas caso sejam maiores e gostem de uma aventura não vejo problema, além disso tem muito espaço arborizado para parar e descansar no caminho, sendo possível avistar pequenos animais, tanto dentro quanto fora da água. Ao chegar no Faro de Cíes fomos recompensados com uma vista panorâmica da ilha maravilhosa, só estando lá para sentir o estado de espírito daquele lugar!
Dica: A menor trilha na ilha tem cerca de 3 km entre ida e volta e sua dificuldade é baixa.
Praia de Nosa Señora
Realmente apenas um dia é pouco tempo para contemplar cada cantinho da ilha, então optamos em fazer a trilha principal e na volta conhecer a praia Nosa Señora, que é uma das outras que podem ser exploradas (inclusive, para quem curte, existe até uma praia de nudismo). Esse lugar também nos surpreendeu, por ser pequeno e igualmente paradisíaco, seu acesso lembra muito a entrada da praia Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo/RJ, com sua escadaria em madeira (um pouco menor). O interessante dessa praia é que está voltada para o sul, então não tem muita corrente de vento, tornando o local um pouco mais abafado, o que é ótimo para poder entrar na água. A praia não é muito grande e tem algumas rochas arredondadas junto à areia fina, ao fundo dá para contemplar a mata (ou seja, natureza pura). Chegar nesse lugar lindo após a longa caminhada serviu para recarregar nossas energias!
Dicas e recomendações
- O mergulho profissional na ilha é permitido, desde que previamente autorizado;
- Pescar no local é extremamente proibido;
- Leve calçado apropriado para fazer trilhas;
- Leve mochila apenas com o necessário, para não carregar muito peso.
- Não esqueça de levar toalha e protetor solar;
- Se for acampar clique aqui para reservas
- Leve sua comida, pois as poucas opções de comida por lá não são baratas;
- Importantíssimo: Não existem lixeiras na ilha, portanto todo lixo produzido deverá voltar contigo!
Qualquer dica, sugestão ou dúvida, não exite em perguntar aqui em baixo!