Conhecendo a inexplorada Assunção

A grande maioria das pessoas pensa que no Paraguai só existe o turismo de compras, mas nosso vizinho também é muito rico culturalmente e historicamente, por isso hoje vamos falar sobre sua capital, a histórica Assunção, cidade amigável, que tem um povo acolhedor e simpático. Porém não vá pensando em encontrar uma Buenos Aires ou Santiago, mas é uma cidade para se descobrir e envolver.

Assunção tem um grande potencial turístico, é relativamente segura e dá para andar tranquilamente pelas ruas e visitar suas atrações. Fundada em 15 de agosto de 1537, é a maior cidade do Paraguai e uma das mais antigas da América latina, conhecida como a “Mãe das Cidades”, pois durante a conquista espanhola partiram de lá várias expedições que originaram importantes cidades como Buenos Aires, Corrientes, Santa Cruz de la Sierra, Santa Fé, entre outras.

Mesmo com todas as coisas boas que essa histórica capital tem a oferecer, vá com a mente aberta, pois podemos dizer que a cidade (infelizmente) também é um verdadeiro contraste, com toda sua riqueza e pobreza ao mesmo tempo. ?

Quando ir

As melhores épocas para turistar por lá são na primavera ou no outono, quando as temperaturas são amenas, porque no verão faz um calor infernal (você não faz ideia do calor que já passamos), já no inverno é bem friozinho (bom para quem curte frio).

Como chegar

De avião: há voos diários e diretos saindo de São Paulo, com duração aproximada de 2 horas (Gol e Tam); Ônibus: há saídas de várias capitais do sul do país e de São Paulo e para nós, que vivemos em Foz do Iguaçu, existem 2 ônibus partindo da rodoviária diariamente, um à meia noite e outro 1h da madrugada (e a vantagem desses horários é que dá para chegar cedinho em Assunção); Carro: não aconselho, pois o trânsito por lá é caótico e a polícia corrupta (triste mas é verdade), porém caso opte ir dirigindo, na migração, onde se faz o permisso de entrada, há folhetos que ajudam o turista a identificar os tipos de polícia e o que pode ou não ser pedidos por eles, como proceder em caso de multa, etc.

O governo paraguaio tem feito esforços para acabar com as famosas propinas que fizeram a má fama da policia local, pois querem incentivar o turismo. Caso aconteça de ser parado pela polícia, aviso que eles costumam ser muito educados e mesmo que você esteja com tudo correto no veículo, poderão te pedir uma ajuda para “la cervezita”… E isso já me aconteceu, confesso que senti receio e “colaborei” com eles, com cerca de 20 mil guaranis (menos de 20 reais e com o cuidado de não mostrar o restante do meu dinheiro). Não esqueça: além dos equipamentos exigidos no Brasil, o carro precisa ter extintor de incêndio, dois triângulos de sinalização e seguro internacional “carta verde”.

Transporte local

Eu sempre opto por andar de ônibus, e te conto que é como estar na década de 70, porque a maioria dos ônibus deve ser dessa época (mas não pense que são antiguidades restauradas). No começo você pode demorar a se acostumar com o sistema, pois as linhas são todas em números, então o jeito é perguntar, e pode interagir com os moradores, eles irão te responder numa boa. Outra ótima notícia é que recentemente foi implantando Uber na capital, é uma boa alternativa para economizar.

Onde se hospedar

Se você curte vida noturna, indico se hospedar no bairro Villa Morra, é um lugar super boêmio, com vários bares e restaurantes para curtir a noitada.

Mas já para quem preferir explorar melhor a arquitetura colonial e os pontos turísticos, indico ficar no Casco Viejo, no centro da cidade.

Passeios

O centro da cidade é riquíssimo culturalmente e lá estão localizados quase todos os atrativos históricos. Dê início ao seu passeio pela Calle Palma, rua principal da cidade. É no Centro Histórico que você vai encontrar alguns dos principais cartões-postais como: o Patheón de los Heroes, monumento em homenagem aos heróis de guerra do país e que abriga os restos mortais de personagens como Carlos Antonio López, Francisco Solano López e tumbas de dois soldados desconhecidos. Interessante é que esse monumento começou a ser construído em 1863, mas somente foi inaugurado em 1936, porque a obra foi completamente interrompida durante a Guerra do Paraguai.

Perto dali está a Plaza Uruguaya, uma das mais belas da cidade e recentemente revitalizada. Bem em frente à praça está o Museo de la Estación Central del Ferrocarril, que foi o primeiro sistema ferroviário da América do Sul, inaugurado em 1864. No local há uma Maria-fumaça muito bem conservada e é possível entrar em um dos vagões que são do século XIX. A entrada do museu custa 10.000 Guaranis. Seguindo está o Museu Casa da Independência, que é uma casa do século XVIII de grande importância por ter sido palco das conspirações que levaram à independência do país, em 1811, e é uma das poucas residências do período colonial totalmente preservada em Assunção. A entrada para esse atrativo é gratuita.

Outra opção de passeio no Casco Viejo é o Museu del Cabildo, instalado numa antiga prisão e tem em seu acervo relíquias de guerras e várias obras de arte, a entrada é gratuita. O Palácio del Gobierno, também conhecido como Palácio de los López é a sede de governo, construído a partir de 1857 pelo presidente Francisco Solano López, é um dos marcos históricos mais importantes e emblemáticos da capital paraguaia, mas infelizmente não é permitida a visita em seu interior. Uma dica legal é ir ao Bar Casa Clari (dentro da Manzana de la Rivera – espaço cultural) para beber algo e apreciar a bela vista do Palácio Lopez.

Iglesia de Nuestra Señora de la Asunción

Seguindo a partir da Praça dos Desaparecidos, ao lado do palácio, está um lugar que gostamos muito, onde a galera se reúne geralmente no final da tarde, é a Avenida Costanera, onde é legal alugar uma bike e andar pelo calçadão à beira do rio Paraguai, curtindo o entardecer. Continuando o passeio pelo centro histórico, chegamos à Catedral de Nossa Senhora de Assunção, é uma das construções mais lindas da cidade e já foi uma igreja católica rudimentar em 1539, no seu interior funciona um museu com objetos litúrgicos e arte sacra, e a entrada é gratuita.

Praça frente costanera

Uma dica cultural é visitar o Teatro Municipal Ignacio A. Pane, então quando visitar a cidade fique de olho no site do teatro para ver a programação, há diversas apresentações artísticas gratuitas, e quando são pagas os preços são bem acessíveis. 

Por do sol na costanera

Museo de Bella Artes, apesar de pequeno, tem um acervo belíssimo e de ótima qualidade. Para quem gosta de pintura é um passeio obrigatório em Assunção, sua entrada é gratuita.

Igreja da Encarnação é católica do estilo romano, teve sua construção iniciada em 1893, mas até hoje está inacabada, não é aberta para visitação, mas tirar umas fotos externas é interessante. O Estádio Defensores del Chaco é moderno e com muita história, a visita é gratuita e você pode entrar no campo por onde os jogadores entram, sendo uma atração imperdível para quem é amante de futebol. O Museu da Conmebol (para quem não sabe a sede Conmebol fica na região metropolitana da capital) também é uma ótima oportunidade para os fãs de futebol, o lugar é bem bonito e tem uma infraestrutura muito boa para visitantes, fica próximo ao aeroporto, as visitas são guiadas e lá encontramos a história de todos os jogos das Copas das Confederações e da Libertadores. A visita é gratuita, porém há certa burocracia na entrada.

Mercado Municipal N° 4 é uma grande feira permanente, que é um “caos” total (mas eu gosto muito), por lá se vende de tudo que tem em uma feira convencional e mais algumas coisas bem típicas da cidade. Caso queira conhecer melhor a cultura e tiver tempo eu recomendo esse passeio, mas conforme dito no começo do post: mantenha a mente aberta, você poderá se deparar com algumas situações que irão embrulhar seu estômago ? (tipo um carrinho cheio de frangos crus rodando num calor de 40 graus e sendo limpados por um pano sujo).

Vamos falar agora de um bairro cheio de cores e que vem chamando atenção dos turistas que visitam a cidade, é o Loma San Jerónimo, local humilde, mas que tem as casas todas coloridas e uma escadaria de cerâmicas recortadas onde os turistas posam para fotos. Com o crescimento do turismo nessa região a estrutura está melhorando, atualmente há bares e lanchonetes com foco na gastronomia paraguaia, então aproveite para conhecer a Sopa Paraguai e a Chipa.

Sopa paraguaia

Cidades vizinhas

As cidades aos redores de Assunção têm um valor histórico muito grande para o país, pensando nisso o Ministério do Turismo criou um circuito chamado Circuito de Oro, então caso tenha tempo você pode conhecer essas cidades contratando um passeio de agência, ou se quiser ir por conta própria, praticamente todo ônibus circular tem uma linha que vai até elas. As cidades são San Lorenzo, Capiatá, Itaugua, Yaguaron, Paraguari, Caacupé San Bernadino, que fica no Lago Ypacaraí.

Turismo Rural e Ecológico

Se você curte natureza e tranquilidade, não deixe de conhecer a cidade Atyrá, fundada em 1539, fica nas cordilheiras, a menos de 70 km de Assunção. É uma cidade pequena, com forte apelo à ecologia e sustentabilidade. Um fato super interessante é que Atyrá é considerada a cidade mais limpa e a capital ecológica do Paraguai, a sétima cidade mais limpa da américa do sul e oitava comunidade sustentável do mundo, certificada pela OMS/OPS.

Onde comer

Se pretende comer bem, indico conhecer a região do bairro Villa Morra, por lá encontramos os principais shoppings centers: o Mariscal López, Shopping Del Sol e o Shopping Paseo La Galeria, com seus amplos pátios de comida. No Mariscal Lópes existe uma cafeteria Havanna, excelente e com bons preços. Se pretender sair para jantar vale a pena dar uma passada no Paseo Las Carmelitas, um boulevard cheio de bares e restaurantes que fica próximo ao Shopping de Sol. Mas já para quem gosta de mais de agito eu indico o Manzana T (complexo de bares) ou o badalado bar Johnny B Good, que estão todos nessa mesma região.

Para quem estiver “podendo” mais (?$$$), aí vai um local sugerido pelos críticos gastronômicos (esse lugar não conheço): o restaurante Tierra Colorada (Top 50 Latin America’s,).

Dicas extras

É obrigatória a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela (apesar da exigência geralmente levo apenas minha carteira de vacinação nacional);

No verão é extremamente calor, com temperaturas médias que garantem sensação térmica superior a 40 ºC, então caso faça sua viagem nessa época não esqueça de protetor solar, bonés/chapéus, roupas leves, calçados confortáveis e, se puder, faça reserva num hotel com piscina;

Alugar carro por lá não me parece uma boa opção, visto que o trânsito é meio caótico, com poucos semáforos.

Asunción é uma cidade muito bonita e ainda fora do roteiro do turismo, como basicamente o restante do país, e estar lá é ter a oportunidade de sentir de verdade a cultura de outro lugar, o que às vezes não encontramos nos destinos famosos.

Espero ter ajudado os indecisos, pois o Paraguai tem muito a ser visitado por nós brasileiros, além disso ele é nosso vizinho e Hermano! ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *