Málaga: praia, baladas e história

Na nossa viagem para o sul da Espanha nos hospedamos na linda Málaga, cidade do pintor Pablo Picasso, do flamenco e da sardinha no espeto. Os andaluzes têm um sotaque estranho e engraçado ao mesmo tempo, no começo demoramos um pouco para nos habituar, mas logo ficamos em casa. ?

Partimos de Madrid, com carro alugado, pelas rodovias E5/A45. A estrada tem belas paisagens na região das oliveiras, além de pistas duplas e sem pedágios. A viagem teve duração de cerca de 5 horas. À partir de Madrid também é possível viajar com o trem de alta velocidade (duração de menos de 3 horas), ou avião, pois Málaga tem aeroporto.

Para quem não gosta de frio o sul da Espanha é uma ótima escolha, especialmente Málaga, onde faz calor em boa parte do ano se comparado ao resto do país, portanto é um destino muito procurado pelos europeus para passar as férias de verão.

Hospedagem

Nossas viagens sempre foram com orçamento limitado para poder conhecer mais destinos gastando pouco.

Portanto optamos por ficar em hostel na região central da cidade. Fiz a reserva no site Hostelworld e o hostel escolhido se chama Patio 19, a reserva para 2 diárias e 2 camas em quarto compartilhado com café da manha ficou 40 euros, se estiver em família ou necessita maior privacidade pode optar por quanto privativo e o valor é um pouco mais caro, porem bem mais barato que hotel. Sempre opto por ficar em hostel para conhecer mais viajantes, e também poder usar a cozinha.

O hostel fica em uma região do centro histórico, nesse local é difícil achar vagas de estacionamento na rua, há opção de estacionamento pago, porem eu deixei o carro em uma rua mais afastada localizada um pouco mais de 1km do hostel (vai a dica pra economizar).

Passeios na cidade

Se você é como nós e gosta de mercados municipais, tem que conhecer o Mercado Central de Atarazanas. Nele á irá encontrar muitos condimentos utilizados na culinária mediterrânea, peixes, frutas e diversas outras delícias. Uma boa pedida para começar o dia é tomar café da manhã por lá antes de iniciar os passeios.  Sua construção original teria cerca de 600 anos, porém foi reconstruída em 1879, tendo o ferro como principal elemento de construção, seus vitrais estilo neo-árabe são um charme à parte.

Uma linda obra histórica é a Catedral de la Encarnación, também chamada de “La Manquita”, pelo fato de uma de suas torres estar inacabada. A catedral está localizada bem no centro histórico da cidade, construída entre 1528 e 1782.

E não há como deixar de passar pelo famoso Museu de Picasso, já que Málaga é a cidade natal do grande artista Pablo Picasso. O museu possui uma coleção de 204 obras. A entrada custa 8 €. Para entrada gratuita conferir o regulamento no site oficial.

O Castelo de Gibralfaro é o ponto de referência mais famoso de Málaga. Fica no topo de uma montanha e tem uma linda vista panorâmica da cidade e do Mar de Alborão, que se estende até a África. Esse castelo é o símbolo da bandeira da cidade e o passeio custa 2,20 €, sendo a entrada grátis aos domingos, à partir das 14hs. Logo abaixo do castelo é possível conhecer a fortaleza do período de domínio árabe Alcazaba, onde é possível avistar praticamente de toda a cidade.

Não deixe de passear pelo Muelle (cais), é por lá que atracam os cruzeiros que chegam à cidade. É uma região bem movimentada, onde se concentram bares e restaurantes, bem como a famosa praia La Malagueta e La Farola, farol que faz parte do cartão postal da cidade. É um excelente programa para fazer no final da tarde.

Já a Calle Larios é a famosa rua de comércio de Málaga, região bem movimentada durante o dia e noite. Nossa dica é experimentar o sorvete da Heladería Casa Mira, sorveteria tradicional por estar atuando desde o ano de 1890.

Ao cair da noite a cidade se transforma em pura agitação, a impressão é que o movimento de pessoas fica ainda mais intenso. Das cidades que conhecemos na Europa creio que Málaga seja a que tem o maior número de bares e restaurantes por metro quadrado. Os malagueños adoram frequentar os bares mais conhecidos, que ficam completamente lotados, porém as opções são imensas. A dica é degustar a culinária local em algum restaurante, provando as famosas tapas e sardinha no espeto, depois disso escolha um bar para tomar uma cerveja gelada, porque animação por lá vai a noite toda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *