Esse é um dos posts que eu não gostaria de escrever, mas vamos lá..
***
Estive há alguns anos em Buenos Aires com duas amigas, que planejaram os passeios que faríamos nos dois dias e meio na cidade. Eu não sabia da existência do zoológico de Lugán, mas quando elas me explicaram que era imperdível e que iríamos fotografar “junto” com os animais fiquei super animada, e lá fomos nós! Quando chegamos fiquei encantada, como a maioria das pessoas fica, afinal alimentei bichos como urso e elefante, peguei filhote de leão no colo, andei de camelo… e foram fotos e mais fotos maravilhosas, cheias de curtidas e elogios.
Mas passando o tempo me dei conta da loucura que é isso: humanos tocando enormes animais selvagens enjaulados, como se fosse algo natural, e claro que não é. Então me arrependi de ter ido lá e sempre peço aos amigos que vão a Buenos Aires para que não visitem o zoológico.
Vejo que todos que defendem o local afirmam que os bichos são mansinhos, criados com cachorros e por isso muito dóceis. Mas é óbvio que isso NÃO É VERDADE! Presenciei animais “desmaiando” e animais despertando (como o leãozinho que eu estava segurando, começou a acordar e veio um tratador correndo tirar ele de mim). Reparei numa jaula de tigres, que estava fechada para a visita, onde os animais estavam muito agitados, andando de um lado para o outro, rugindo entre si (queria ver se alguém teria coragem de entrar lá pra tirar foto nesse momento).
É muito triste saber que todos aqueles animais, além de enjaulados, vivem grogues, tudo para fazer a felicidade e as fotos bonitas dos visitantes.
Sei que ainda falta muito, na maioria dos lugares do mundo, para defender os direitos dos animais, e que nós mesmos alimentamos essa indústria que maltrata os pobres bichinhos, tirando eles do habitat natural e colocando em jaulas, mas temos tempo de nos conscientizar e dizer NÃO a esses abusos, principalmente a essas maldades tão óbvias, que só não vê quem não quer.
Então é isso, sei que muitos não vão concordar comigo (já vi diversas discussões sobre o assunto), mas esse é meu conselho: NÃO VÁ AO ZOOLÓGICO DE LUGÁN!
Há 1 comentário
Excelente, também não gosto de zoológicos.