Seguro Viagem: tudo o que você precisa saber sobre despesas médicas

From coast to coast—California to Florida, and all of the states in between—here’s where to go to find the most beautiful flower fields in America this year.

Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Para não ter dores de cabeça no futuro. Por isso, o mais indicado é contratar um seguro viagem que te deixa tranquilo quanto alguns problemas.

Além disso, em alguns países como os da União Europeia ele é obrigatório. Mas afinal, você sabe como funciona a cobertura de um seguro viagem? Sabe quais despesas médicas estão inclusas?

Se você não sabe ou ainda tem alguma dúvida, fique tranquilo, neste post vamos te explicar melhor como funciona o seguro viagem.

O que é a cobertura de despesas médicas hospitalares no seguro viagem ?

A cobertura para despesas médicas hospitalares consiste no valor disponibilizado para eventualidade médicas de acordo com o plano contratado.

Essa cobertura garante o reembolso de despesas médicas emergenciais ou para o tratamento imediato decorrido de acidente pessoal ou doença aguda contraída durante a viagem.

Como acionar a cobertura de despesas médicas hospitalares?

Em caso de alguma eventualidade, o segurado deverá entrar em contato com a seguradora através dos telefones ou canais de atendimento disponibilizados na apólice.

A ligação pode ser feita à cobrar (Collect Call) de qualquer telefone fixo no exterior. Algumas seguradoras oferecem o atendimento até mesmo por Skype, Whatsapp ou aplicativo próprio.

Ao entrar em contato, o segurado deve informar a necessidade do atendimento e, em seguida, a seguradora o encaminhará ao hospital e/ ou rede credenciada mais próxima.

Como é realizada o pagamento das despesas médicas hospitalares?

O pagamento das despesas médicas pode ser realizado de duas formas:

  • Através da seguradora: neste caso, o pagamento das despesas médicas será feito pela seguradora diretamente com o hospital e/ou rede credenciada.
  • Através do reembolso das despesas: neste caso, o segurado arca com as despesas médicas em um primeiro momento e depois solicita o reembolso à seguradora, mediante toda documentação apresentada e de acordo com as condições gerais das mesmas.

Fique atento: É de extrema importância que o segurado solicite ao hospital, no momento da sua saída, o relatório médico da sua internação e/ou atendimento, tanto para o acionamento da cobertura médica quanto para o reembolso.

Esse relatório deve conter o motivo pelo qual ele foi atendido e todos os procedimentos que foram realizados, bem como a relação de valores gastos.

Como preencher o endereço da cobrança em nome da seguradora?

Na hora de decidir como será feito o pagamento das despesas médicas o segurado deve estar atento à alguns detalhes.

Se o cliente optar pelo uso da cobertura médica hospitalar através do pagamento faturado direto para a seguradora, é de extrema importância que ele preencha o cadastro do hospital com o endereço da seguradora.

Mas atenção: tanto o campo do endereço de cadastro (Home Address), quanto o endereço de cobrança (Billing Address) devem ser preenchidos com o endereço da seguradora! Esse endereço é disponibilizado na apólice do cliente.

Preenchendo corretamente esses campos, o cliente evita qualquer mal entendido e/ou recebimento de cobrança da fatura em sua casa

Como preencher o endereço de cobrança quando solicito reembolso?

Caso o segurado opte pelo recebimento da cobertura de despesa médica hospitalar através de reembolso em conta é importante saber:

  • O cliente precisa solicitar o reembolso dentro de 30 dias úteis após o término da vigência da apólice.
  • É preciso apresentar passaporte com os carimbos de entrada e saída do país, ou outra documentação que permita constatar as estadias fora do domicílio habitual do contratante.
  • É necessário apresentar relatórios com a clara indicação de diagnóstico, histórico clínico, formulário de admissão emitido pelo prestador da assistência e informações detalhadas dos atendimentos prestados.
  • Quando o atendimento se der fora da rede credenciada, o segurado deve apresentar notas fiscais originais dos gastos, sendo que, no caso de medicamentos, deverão concordar em qualidade e quantidade com a receita médica apresentada.

Se você quiser mais informações basta consultar o check list disponibilizado pela seguradora contratada.

O que está incluso na cobertura de despesas médicas?

A cobertura de despesas médicas hospitalares é validada e autorizadas apenas para eventualidades médicas durante a viagem.

Despesas com consultas médicas de rotina e/ou para obtenção de receitas médicas visando à prescrição de medicações tomadas habitualmente como, por exemplo, anti-hipertensivos, hipoglicemiantes orais, anticoncepcionais, entre outros, não são cobertas, exceto se diretamente relacionadas a quadro clínico de emergência.

Como é feita a cobrança das despesas hospitalares?

Em 95% dos casos, principalmente nos EUA, a cobrança dentro dos hospitais é feita de forma desmembrada.

Isso quer dizer que hospital não emite somente uma fatura com o total dos gastos. Os serviços de cobrança das despesas médicas são realizados por empresas terceirizadas, e cada procedimento realizado possui seu próprio meio de cobrança.

Exemplo: se você fizer um exame de sangue a cobrança será feita pelo laboratório responsável pela coleta de material, já se precisar fazer uma radiografia, a cobrança será feita por outra empresa e assim por diante.

Devido a este modelo de cobrança dos hospitais no exterior, pode acontecer de gerar até 18 faturas diferentes para um único problema de saúde. Por isso, esteja atento e guarde todas elas para evitar contratempo no futuros, ok?

Ah, fique atento: O prazo para finalizar o pagamento das faturas dependerá de como os agentes envolvidos se comportarão no processo.

Para entender melhor, criamos um vai um modelo que mostra do início ao fim o fluxo entre notificação de cobrança e pagamento finalizado.

Recebimento de fatura pelo cliente:

  • O cliente é notificado pelo hospital que tem uma fatura em aberto em seu nome (isto acontece quando o cliente preenche o cadastro no hospital colocando o seu endereço para cobrança).
  • O cliente deve encaminhar para a seguradora o documento recebido para início dos trâmites comunicativos entre a seguradora/cliente/hospital.
  • seguradora abre uma solicitação para que o hospital aceite a mudança da cobrança. Isto quer dizer que ela passa a ser responsável pelas tratativas (conferência/auditoria/pagamento). Esta parte é a mais demorada, os hospitais tendem a demorar bastante nessa aceitação e troca para o nome da seguradora.
  • Após o recebimento da fatura em nome da seguradora, inicia-se a auditoria das despesas médicas, para saber se os procedimentos adotados têm a devida cobertura contratada e, também, se os valores cobrados estão de acordo com os preços praticados no mercado.
  • Feita a auditoria caso haja conformidade, a seguradora encaminha o pagamento.
  • Se houver discrepâncias, a seguradora solicita ao hospital a averiguação das cobranças.
  • Ao receber a fatura corrigida, a seguradora a encaminha para o pagamento e comunica as partes (cliente e hospital) deste processo feito.
  • O hospital costuma, dentro do prazo de 30 dias após pagamento, atualizar seu banco de dados com a informação de pagamento realizada. Alguns deles costumam disponibilizar em seus portais o acesso ao cliente sobre o status do seu atendimento.

É importante se atentar que estes processos podem demorar até 1 ano para serem totalmente solucionados, e você pode acompanhá-los através dos sites das seguradoras.

*****

Agora você já sabe as informações importantes sobre coberturas das despesas médicas hospitalares. Contrate seu seguro com nosso parceiro SEGUROSPROMO e receba 5% de desconto com nosso cupom: TURISMOBARATO5

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *