Passeio
Como muitos sabem Foz é uma cidade incrível por ser cosmopolita, e essa variedade de etnias é perceptível na culinária local, bem como nas religiões e crenças. O interessante é que todo esse conjunto é harmonioso, com cada um respeitando a religião do outro.
E um belo exemplo que temos de outra cultura é o Templo Budista. O local está localizado em uma região um pouco mais alta da cidade, quase ao lado do rio Paraná (que faz fronteira com o Paraguai), então de lá é possível ter uma bela vista dos centros da cidade de Foz e da cidade paraguaia Ciudad del Este.
O Templo Budista de Chen Tien é o segundo maior da América Latina, e foi construído em 1996. O local é aberto com lindos jardins, tendo mais de 120 estátuas, sendo a de maior destaque a estátua do Buda com 7 metros de altura. O lugar está em constante atualização e certamente quando você estiver visitando já terá um maior número de estátuas.
Dica: Para quem pretende conhecer o templo a dica é conciliar o passeio junto com a visita à Itaipu, já que ele fica próximo do caminho para a Usina.
Regras
É permitido fotografar toda a área externa, porém dentro do templo é proibido tirar fotos. Por se tratar de um lugar religioso é recomendado que não se faça barulho conversando alto. Todos que conhecem o local relatam uma grande paz e aproveitam o gramado para relaxar e contemplar o silêncio. Você pode até levar água e uma toalha para se sentar, mas não é permitido fazer piquenique ou acessar com animais.
Quando ir
Então vamos aos dias e horários de funcionamento do templo: a visitação acontece de terça à domingo, das 9:30 h às 16:30 h. A entrada é gratuita (coisa boa!!). Ele está localizado longe do centro, então para quem vai de ônibus é preciso ir até ao TTU – Terminal de Transporte Urbano – e pegar o ônibus 103 sentido Jd. Califórnia, que é o bairro onde está localizado o templo, e pedir ao motorista para descer no ponto mais próximo, que fica há uns 350 metros da entrada.
Para quem vai de carro no local existe estacionamento gratuito (mais um oba :D). Outra forma barata é pegar um uber (inclusive super indico pegar uber se for seguir para o passeio da Itaipu, pois não há ônibus direto do templo para Itaipu, apesar de perto – menos de 5 km – é necessário pegar dois ônibus para chegar na usina)
Para quem fizer o passeio no período do verão aconselhamos a ir no primeiro horário, (pois o sol da cidade é bem forte), levar água e usar vestimenta leve.
Se tiver qualquer dúvida, ou caso já tenha feito o passeio dessa maravilha, deixe seu comentário aqui em baixo para ajudar outros viajantes. ?