Visita ao Cânion Itaimbezinho

Sempre soube que no Rio Grande do Sul existe um lindo cânion, mas nunca imaginei que se trata do maior cânion da américa latina!

No começo deste ano organizamos nosso projeto de férias pela região da serra gaúcha, e desde o início incluímos o cânion no roteiro. A princípio pensamos em dormir na cidade mais próxima e fazer o passeio pela manhã.

Como um de nossos destinos era Gramado, pesquisei se seria possível fazer um “bate-volta” a partir de lá, e para grata surpresa vi que é possível e até bem comum viajantes fazerem essa trip.

Sobre o Cânion

Fica dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra, seu acesso principal é localizado na sede do parque, na cidade de Cambará do Sul – RS. De lá fica a vista da parte mais alta do cânion Itaimbezinho, que faz divisa com a cidade de Praia Grande – SC, onde está a parte mais baixa.

Como Chegar

A partir de Gramado percorremos aproximadamente 114 km até o centro da cidade de Cambará, a viagem (de carro) durou cerca de 1h40 min.

Porém do centro de Cambará até o centro de visitantes do Parque nacional são mais 18 km de estrada de chão com pouquíssima sinalização, muitas pedras, buracos, tenho que admitir, esse caminho é muito ruim (previsto para ser asfaltado esse ano), parecia que não chegaríamos nunca, foi mais de uma hora nessa estrada.

Já para quem vai de Praia Grande são mais 23 km de estrada de terra até a entrada do Parque Nacional Aparados da Serra, subindo pela Serra do Faxinal (SC290, depois RS 427).

Centro de visitantes

Logo na entrada tem uma barreira de controle, onde é cobrado a ingresso de entrada.

Teve um custo de R$ 50 por adulto, mais R$ 10 para estacionamento do carro em vaga não coberta. Crianças até 5 anos não pagam, aposentados o ingresso custa R$ 20.

O trecho permitido trafegar de carro da barreira até o estacionamento é todo asfaltado, logo após tem outro posto de controle para verificar o ticket de ingresso.

Ao se dirigir para a sede do parque, avistamos a entrada da trilha do cotovelo, irei dar alguns detalhes sobre essa trilha pois é ela que dá acesso ao emblemático Mirante do Cotovelo, esse passeio deixamos para uma outra oportunidade, pois estávamos com nossas bebês, o que impossibilitou fazer esse percurso.

Trilha do Mirante do Cotovelo:

Aberta ao público até as 15hs

Duração do percurso: 3hs

Distância: 6,3km ida e volta

Percurso: a pé ou de bicicleta

Em terreno plano que passa pelo Arroio Perdizes e pela Cascata do Véu da Noiva, beirando o canyon. Para esse passeio, não é exigido o acompanhamento de guia.

Já na sede do Parque, há infraestrutura com banheiros, ambulância, informações, mesas e bancos para descanso ou refeição rápida.

Trilhas e mirantes

Saindo da sede, nos dirigimos para a pequena trilha que dá acesso ao primeiro mirante, à primeira vista é impactante, algo realmente pitoresco, imagine dar de cara com uma fenda rochosa de 5,8km de extensão e com uma profundidade de 720 metros e seus 200 metros de largura, é surreal.

Nessa primeira parada tiramos várias fotos, depois seguimos pela trilha com mais mirantes e bastante natureza, no meio do percurso havia funcionários do parque para melhor orientar, se fosse preciso.

Chegamos no ponto onde é o início do canion, lá é possível ficar de frente com toda essa majestosa obra da natureza, os principais pontos tem pequenos mirante pra tirar fotos.

Andamos mais um pouco e logo já estávamos do outro lado, fizemos uma pequena parada pra comer um lanche rápido e fomos até o final do trajeto permitido.

Por nossa sorte, o tempo só fechou (e caiu muita chuva) quando estávamos voltando.

O que nos restou na memória e voltar em outro momento e fazer a trilha do cotovelo, conhecer Cânion Fortaleza e quem sabe a trilha Rio do Boi (duração 7hs).

Informações importantes

• Venda de ingresso online (não obrigatório)
  • Proibido entrada de animais de estimação
  • Fecha na segunda-feira (Itaimbezinho)
  • Trilha Cotovelo entrada nessa trilha até as 15h
  • Cânion Fortaleza não é o mesmo parque, acesso por outro endereço na mesma cidade, porem o ingresso é para ambos
  • Fique atento ao tempo, o tempo pode mudar repentinamente
  • A visitação inicia às 8 horas e encerra às 17 horas.